Welcome to Hot Links!

Portais Interligados Tudo Grátis || Global Busca

     Menu Principal
· Home
· Bancos
· Bate-Papo
· Busca
· Carros
· Downloads
· Envie Notícias
· FerramentasWEB
· Links
· Recomende
· Sua Conta
· Top 10

     Tudo Grátis
· Portal Tudo Grátis
· Patrocínio p/ Sites
· Ganhe Dinheiro
· Contador de Visitas
· Turbine seu Site
· Aumenta Tráfego
· Troca Banner
· Cartão Virtual
· Hospedagem
· Anúncios

     Quem está Online




     Dicas
Receba gratuitamente em seu Email Dicas de Sites Gratuitos e atualizações
Nome
Email
adicionar remover

Receba Dicas e Novidades de como Ganhar Dinheiro pela Internet
Nome
Email
Cadastrar
Descadastrar

 : Notícias e Artigos

Economia e Política

A privatização na contramão do Capitalismo

O capitalismo é muito mal compreendido, parte disto, culpa do nome, onde gera a ilusão que os ricos comandam o País.

Outra ideia errada é que privatizando tudo está se caminhando para o capitalismo, um erro grave que pretendemos provar neste artigo.

O melhor do capitalismo, desde que se mantenham alguns princípios, é que a regulação do mercado ocorre de forma automática.

A chamada “lei da oferta e da procura” é o que dita o ritmo na produção do sistema capitalista, motivando o mercado a equilibrar a oferta dos produtos de acordo com as necessidades (procura) das pessoas.

Em conjunto com a lei da oferta e da demanda (procura), o sistema capitalista também é regido pela lei da livre concorrência. O estímulo à competitividade entre os produtores tende a regular os preços e a aumentar a qualidade dos produtos no mercado, aumentando assim a possibilidade de escolhas do consumidor.

Como visto, um dos princípios do capitalismo é a livre concorrência, este é extremamente importante, por isso deve-se evitar a todo custo os monopólios.

Então vejamos o que é um monopólio:
Monopólio é a exploração sem concorrência de um negócio ou produto, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços. Do grego monos, que significa "um" e polein que significa "vender".
Deter o monopólio é uma situação em que uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço. É quando o mercado é dominado por uma estrutura monopolista e não pelas leis de mercado, garantindo-lhe super lucro.
A maioria dos países possui um conjunto de leis para impedir a formação de monopólio.

Desta forma privatizando e gerando monopólios é ação contrária à estabilidade do capitalismo.

Existem pelo menos dois tipos de privatizações em pauta que estão gerando este erro grave:


1. Geração e Distribuição de Energia
Apesar de inventarem diversos subterfúgios (como os leilões de energia) para aparentemente  disfarçar a existência de  monopólio, não há como negar a criação de grandes privilégios para as empresas e como prova disto vemos os preços da energia subirem e ficarem absurdamente caros.
Os investimentos também mudaram, antes tínhamos geração 100% limpa pelas hidrelétricas e agora vemos crescer o investimento em termelétricas a combustíveis fósseis altamente poluentes e com custo maior da energia.
O motivo das empresas não investirem em hidrelétricas é devido ao alto investimento inicial e ao tempo para que ela fique pronta, enquanto uma termelétrica fica pronta em 6 meses, uma hidroelétrica necessita de vários anos para começar a produzir energia.
Outra prova simples de monopólio gerado é:
Você pode trocar a Empresa que te fornece energia? 
Não dá, por exemplo, em São Paulo, somente posso pedir ligação de energia a AES Eletropaulo, mesmo eles oferecendo um serviço bem caro.



2. Saneamento básico e distribuição de água
Como o caso da energia, este é também um recurso extremamente importante para o País e sua população, pois envolve todos os recursos hídricos e também é uma questão de saúde, receber água potável a um preço acessível e ter tratamento de esgoto é um direito do cidadão.
Com a privatização teremos o risco de preços elevados e investimentos errados como ocorre na produção de energia hoje, como não há concorrência , as empresas poderão fornecer um serviço ruim, com preço elevado, com a garantia de que seus serviços serão comprados mesmo assim, pois não haverá outra opção de escolha. 



1932 Visualizações

Autor(a) Daniel Gennaro    (  Site : https://www.gedan.com.br)

 : Comentários



 : PUBLICIDADE





Portal Hot Links Todos os direitos reservados Portal Integrante do Multi Sistemas //www.multisistemas.biz Tenha seu Próprio Portal por apens R$ 10,00 / mês

DICAS E OFERTAS




DOMÍNIOS SUPER BARATOS